picos de pressão alta

Um desfile de escola de samba pode ser lindo para quem assiste, mas estressante para quem organiza. Laíla, diretor da Beija-flor, teve um pico de pressão e passou mal após um ensaio técnico no domingo. Ele foi internado, mas está bem. Qualquer um está sujeito a uma alta de pressão, mas este é um problema mais intimamente ligado a quem já é hipertenso.

Silenciosa, a hipertensão sem sempre apresenta sintomas, mas afeta entre 20% e 35% da população brasileira, segundo Viviane Belídio, coordenadora do Instituto Nacional de Cardiologia.

pico de pressão alta

— A hipertensão pode ser hereditária ou causada por problemas renais, como hipotireoidismo, sobrepeso, má alimentação e estresse. A pressão alta pode causar problemas como um edema pulmonar, isquemia, derrame ou infarto — explica.

O corpo se acostuma à pressão alta e por isso a doença não apresenta sintomas, mas mesmo quem toma remédios pode passar mal, explica Celso Musa, cardiologista dos hospitais Samaritano e Américas:

— Os sintomas da pressão alta só aparecem quando há uma grande oscilação na pressão. Quem faz parte de escola de samba (como Laíla) trabalha sob estresse o ano todo. Acumulado a isso o sobrepeso e talvez a ingestão de uma comida com maior quantidade de sal, que sobrecarrega os vasos sanguíneos, podem ter levado a um pico.

A pressão é medida em milímetros de mercúrio (mmHg), e deve ser de no até 120 mmHg por 80 mmHg, ou, simplificando, “12 por 8”. Se a medição apresenta valores de “14 por 9” sistematicamente, o paciente já pode ser considerado hipertenso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *